Nos estudos das teorias freudianas que realizamos no semestre na interdisciplinar de PSICOLOGIA I e com referência às noções de Ego, Superego e Id, são primordiais para conseguirmos compreender o nosso aluno e o seu desenvolvimento à luz da psicanálise de Freud, auxiliando-o neste processo de definição de normas e limites.
Compreender que nosso cérebro vive em conflito quanto ao que acredita que deve ser feito e o que é incitado a fazer, é uma maneira de conscientizar-se de que o diálogo deve ser a atitude mais constante em sala de aula. Chamar a atenção do aluno sem que ele compreenda o que teve de equivocado na sua ação não resultará em crescimento algum. Em sala de aula, aprimoramos as exigências do Superego e tentamos tolher os desejos do Id. Mas quem são eles mesmo?
Segundo Freud, as três instâncias da mente humana:
* ID - instinto, impulso, desejo, princípio de prazer
* SUPEREGO - Censura, busca de cumprimento de deveres e normas incutidas pela cultura e sociedade
* EGO - centro da consciência. Soma dos pensamento, sentimentos, ideias, lembranças.
Relembramos as fases do desenvolvimento humano:
E compreendendo a fase do desenvolvimento da criança, temos ciência da melhor forma de intervir e no que acarretará esta ou aquela interação com a criança.
Olá Tania!
ResponderExcluirExcelente! Todo o tempo temos que equilibrar e trabalha com essas 3 instâncias e, as mesmas ajudarão a compreender melhor o desenvolvimento das fase, bem como o do aprendizado.
Abr@ço!