domingo, 6 de dezembro de 2015







                                                          

      Nos estudos das teorias freudianas que realizamos no semestre na interdisciplinar  de PSICOLOGIA I e com referência às noções de Ego, Superego e Id, são primordiais para conseguirmos compreender o nosso aluno  e o seu desenvolvimento à luz da psicanálise de Freud,  auxiliando-o neste processo de definição de normas e limites.
    Compreender que nosso cérebro vive em conflito quanto ao que acredita que deve ser feito e o que é incitado a fazer, é uma maneira de conscientizar-se de que o diálogo deve ser a atitude mais constante em sala de aula. Chamar a atenção do aluno sem que ele compreenda o que teve de equivocado na sua ação não resultará em crescimento algum. Em sala de aula, aprimoramos as exigências do Superego e tentamos tolher os desejos do Id. Mas quem são eles mesmo?

 Segundo Freud, as três instâncias da mente humana:


* ID - instinto, impulso, desejo, princípio de prazer

* SUPEREGO - Censura, busca de cumprimento de deveres e normas incutidas pela cultura e sociedade

* EGO - centro da consciência. Soma dos pensamento, sentimentos, ideias, lembranças.

Relembramos as fases do desenvolvimento humano:




     E compreendendo a fase do desenvolvimento da criança, temos ciência da melhor forma de intervir e no que acarretará esta ou aquela interação com a criança.

 

 





Um comentário:

  1. Olá Tania!
    Excelente! Todo o tempo temos que equilibrar e trabalha com essas 3 instâncias e, as mesmas ajudarão a compreender melhor o desenvolvimento das fase, bem como o do aprendizado.
    Abr@ço!

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