domingo, 13 de setembro de 2015

 

INTERDISCIPLINA:  Desenvolvimento E Aprendizagem Sob O Enfoque Da Psicologia I


REPENSANDO SOBRE AS QUESTÕES ABAIXO:

 1) O que é aprendizagem? 

 Na minha concepção, a aprendizagem é o processo de aquisição, construção e o desenvolvimento do conhecimento humano, e esse   processo pelo qual as competências, habilidades, conhecimentos, comportamentos ou valores são adquiridos ou modificados, como resultado de estudo, experiência, formação, raciocínio e observação ocorre durante à vida do sujeito.

 ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

2) Como ocorre a aprendizagem?

Eu defino que aprendizagem ocorre como um processo contínuo e permanente de forma individual e relacional com o meio e com o outro, através de etapas desde a preparação até a transformação e mudança de comportamento do sujeito diante da aquisição do seu conhecimento

-------------------------------------------------------------------------------------------------------- 

3) Qual a relação entre aprendizagem e desenvolvimento?

Relacionando a aprendizagem e o desenvolvimento percebe-se  que é uma relação complexa e interligada, pois o processo de aprendizagem do indivíduo depende da sua experiência interativa com o meio e da aquisição do seu conhecimento, promovendo  o seu desenvolvimento mental, social, cultural.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

4) Qual a relação entre ensino e aprendizagem?    

 No meu ponto de vista, há uma relação intrínseca e interdependente entre o ensino e a aprendizagem. "Não há ensino se não há aprendizagem".   O processo de ensino e aprendizagem é um sistema de interações comportamentais interdependentes da ação humana entre professores e alunos. Considero que o ensino é a motivação e estimulação  para a aprendizagem eficiente e significativa dos sujeitos.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 

5) Qual a relação entre afeto e aprendizagem?

Considero que a relação afeto e aprendizagem são  vitais, interativas e devem entrelaçar-se na práxis pedagógicas e na atividade cognitiva do aluno. A relação de afetividade, de acolhimento, de respeito e outros bons sentimentos deve tecer o processo do ensino-aprendizagem para que os resultados sejam positivos e favoráveis a todos os atores sociais do contexto escolar.

-------------------------------------------------------------------------------------------------- 

6) Considerando suas respostas anteriores, como deveria ser, na sua opinião, o ensino na escola?

Na minha opinião, a ESCOLA deveria  ter o compromisso na construção do seu projeto político-pedagógico com planejamentos e ações nas práticas pedagógicas voltados aos interesses do educando, proporcionando-lhe o  desenvolvimento intelectual, cognitivo, emocional, respeitando e levando sempre em consideração às diversidades étnico-raciais e socioculturais da escola e seu entorno e assim, promovendo uma verdadeira e real INCLUSÃO SOCIAL e uma nova visão de EDUCAÇÃO.






 


 

2 comentários:

  1. Colega Tânia,
    adorei a sua postagem sobre aprendizagem. É foi visitar o seu portfólio, porque ao ler as tuas respostas, consegui ampliar os meus próprios conceitos com relação aprendizagem.
    Abraços
    Iasmim

    ResponderExcluir
  2. Olá Tania Teresinha. Interessante como descreves que a escola deveria ser. Aliás a sociedade deveria ser assim. "levar sempre em consideração as diversidades étnico-raciais e socioculturais" das pessoas que fazem parte da comunidade escolar. Promover sim a "INCLUSÃO SOCIAL." A Educação ou a prática da escola precisaria modificar-se, mas parece que ela é reflexo do que vivemos em sociedade. O que achas? Abraço Betynha e Jacque tutoras do Seminário Integrador - Turma D

    ResponderExcluir