As crianças são
o grande alvo do mercado publicitário, pois influenciam a decisão dos pais na
compra de produtos infantis. As crianças de toda forma são alvos... isso
mostra, assim como nos diz Calligari "As crianças têm dois deveres. Um,
salutar, é o dever de crescer e parar de ser crianças. O outro, mais
complicado, é o de ser felizes, ou melhor, de encenar a felicidade para os
adultos."
A publicidade direcionada ao público
infantil sustenta esforços profissionais carregados de atrativos na sedução do
consumidor infantil, um poder de persuasão e obtenção de reconhecimento junto
ao universo infantil, pela intermediação de brinquedos, dos personagens
infantis e da marca. Esses fatores despertaram nas empresas o interesse em
produzir meios de consumo para o público infantil.
Vivemos em
sociedade consumista
e a onda consumista está também atingindo nossas crianças. E quando se fala só
em consumo não estou me referindo somente a bens materiais. Fama, sucesso
também está na lista de interesses de nossas crianças. E a mídia vincula propagandas destinadas ao público
infantil.
Quando estas ainda estão em seus primeiros anos de vida a escolha é
feita pelos pais, mas assim que, começam a poder emitir opiniões começam a
escolher. No entanto, por mais opinião que tenham, caberia aos pais o bom senso
de dosar este consumo. E como podem fazê-lo se, em sua grande maioria também
são consumistas. E diante dos exemplo dos pais, realmente é possível dizer que
nossas crianças são consumistas ou estão reproduzindo um modelo.
Como proteger as crianças do consumismo?
Como proteger as crianças do consumismo?

Além disso, é possível adotar dentro de casa e na escola atitudes para
proteger as crianças dos males causados pelo bombardeio publicitário. Impor
limites, dialogar e refletir sobre a própria postura como consumidor são
algumas das possibilidades. Por estarem mais próximos, pais e educadores são os
principais atores para orientar as crianças na hora das compras.
Toda a sociedade pode contribuir de alguma forma, mas pais e educadores
são os principais atores dessa causa por estarem envolvidos diretamente com as
principais vítimas dos abusos da publicidade.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
criancaeconsumo.org.br/consumismo-infantil/
* O direito à
tristeza (Contardo Calligaris)/ Texto de Apoio
Impactante esse frase de Calligari sobre as crianças: "... o dever de encenar a felicidade." Porém, pertinente. Que bom que a gente está estudando tudo isso e que colocas aqui Tânia. Outras pessoas também precisam pensar sobre isso: A publicidade que explora o público infantil e as possíveis ações que a família e a escola podem articular para combater os argumentos. Não dá para negar, difícil é distanciar. Eu particularmente acredito muito no vínculo e na conversa, na reflexão coletiva em busca de resignificar as ideias. É preciso trabalhar os argumentos colaborativamente impondo os valores da família. Para isso eles precisam estar fortalecidos. É, ... filosofia viva dentro da casa da gente. Não achas? Abraço, Betynha, Jacque e Professor Rafael (Equipe do Seminário Integrador - Turma D)
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