domingo, 6 de dezembro de 2015


 

 
 
 
                              Educar uma infância pós-moderna
 



     Após as leituras dos textos propostos, assitir ao vídeo e pesquisar sobre essa temática em outras fontes,  constato que infância é uma construção cultural, social e histórica permeadas de mudanças e transformações que alteram a forma de ser e estar no mundo dentro da cultura pós-moderna.  Segundo  Bauman (2003),  sociedade pós-moderna  é uma época de liquidez nos acontecimentos e apesar da velocidade das informações difundidas, a superficialidade e o individualismo vigora, gerando sérios conflitos internos de incertezas e insegurança no indivíduo.
      A  mídia é  instrumento de manipulação muito viva e presente no nosso cotidiano e estabelece a lógica comercial que produz os padrões socioculturais voltados aos interesses das empresas na sociedade consumista e ao atingir o público infantil, traz uma carga de consumo de produtos, gêneros e marcas destinados exclusivamente para as crianças, implicado-as e imbricando-as numa sociedade de consumo e de  fugacidade.      
   A mídia e o consumo desenfreado, como espaço formativo, estabelece padrõe infantis de beleza, de comportamentos, moda, enfim... E com essa interferência e intervenção preocupante na personalidade e na identidade da criança como sujeito de sua história no mundo. E nessa cultura fabricada pela mídia e pelo consumo, se configura novos modos de ser criança e de viver a sua infância e acaba refletindo diretamente no âmbito escolar e na sua produção/educação.
     Conforme a citação da autora:" torna-se impossível fechar os olhos e negar-se a ver que os espaços da mídia constituem- se também como lugares de formação – ao lado da escola, da família, das instituições religiosas." (FISCHER, 2002, p. 153)
      Os problemas sociais da atualidade como o aumento da violência contra à criança, a  exploração no trabalho infantil e a exploração sexual atingem e subtraem os direitos invioláveis da criança à sua identidade, à sua formação, à sua liberdade, ao respeito, à sua dignidade, violando o papel da criança e toda a sua subjetividade infantil. .
     Crianças pós-modernas são um desafio para a educação escolarizada porque não permitem o estabelecimento de uma ordem e a elaboração de planos a longo prazo, provocando desestabilização das pedagogias e causando inquietações. enquadrá-las nos lugares tradicionalmente designados para infantis e para escolares. Provocam novos estudos e pesquisa  no campo da educação.
      Concluo que se faz  necessário e urgente a ESCOLA retomar o lugar social da criança como sujeito da sua história e também, constituindo-se como sujeito moderno aprendente de sua nova existência.
 
                                                 
 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

*MOMO. Mariângela. Mídia e Consumo na Produção da Infância Pós-moderna. REU, Sorocaba, SP, v. 36, n. 1, p. 67-87, jun. 2010

*FISCHER, Rosa Maria. Dispositivo pedagógico da mídia: formas de educar na (e pela) TV. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.28, n.1, p. 151-162, jan./jun. 2002. Texto completo disponível em: http://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27882/29654

*VÍDEO de Zygmunt Bauman e a Pós-Modernidade para ampliar os conceitos de pós-modernidade. https://www.youtube.com/watch?v=58MMs5j3TjA

 

 

3 comentários:

  1. Realmente Tânia. Concordo contigo. Interessante que tu tragas isso aqui para o teu blog. Li e fiquei pensando, ... Se as professoras considerassem seus alunos com potencialidade para o protagonismo das aprendizagem, tudo poderia ser bem diferente. Ao menos haveria mais prazer dentro da escola. Canso de perceber professoras falando de "seus tempos" e queixando-se que os tempos são outros. Realmente, os tempos são outros. E as crianças são crianças, mas tem sim outros comportamentos. Não dá para querer voltar atrás. Na verdade nós como profissionais da área é que temos que considerar tudo isso e nos adequar. Sem querer ser resistência. Continua escrevendo Tânia que estamos por aqui para te acompanhar. Abraço, Betynha, Jacque e Professor Rafael (Equipe do Seminário Integrador - Turma D)

    ResponderExcluir
  2. Tania,

    Hoje iniciamos o eixo III. Mais uma etapa que inicia.


    "Não importa onde você parou...
    Em que momento da vida você cansou...
    O que importa é que sempre é possível recomeçar.
    Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo...
    É renovar as esperanças na vida e,
    o mais importante...
    Acreditar em você de novo."

    Nós acreditamos em ti e sabemos que juntos podemos fazer um caminho melhor.
    Conta conosco (Equipe de formadores) em mais esta etapa!

    []'s
    Tutora JacqueAguiar - SI

    ResponderExcluir