domingo, 13 de setembro de 2015

 

INTERDISCIPLINA:  Desenvolvimento E Aprendizagem Sob O Enfoque Da Psicologia I


REPENSANDO SOBRE AS QUESTÕES ABAIXO:

 1) O que é aprendizagem? 

 Na minha concepção, a aprendizagem é o processo de aquisição, construção e o desenvolvimento do conhecimento humano, e esse   processo pelo qual as competências, habilidades, conhecimentos, comportamentos ou valores são adquiridos ou modificados, como resultado de estudo, experiência, formação, raciocínio e observação ocorre durante à vida do sujeito.

 ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

2) Como ocorre a aprendizagem?

Eu defino que aprendizagem ocorre como um processo contínuo e permanente de forma individual e relacional com o meio e com o outro, através de etapas desde a preparação até a transformação e mudança de comportamento do sujeito diante da aquisição do seu conhecimento

-------------------------------------------------------------------------------------------------------- 

3) Qual a relação entre aprendizagem e desenvolvimento?

Relacionando a aprendizagem e o desenvolvimento percebe-se  que é uma relação complexa e interligada, pois o processo de aprendizagem do indivíduo depende da sua experiência interativa com o meio e da aquisição do seu conhecimento, promovendo  o seu desenvolvimento mental, social, cultural.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

4) Qual a relação entre ensino e aprendizagem?    

 No meu ponto de vista, há uma relação intrínseca e interdependente entre o ensino e a aprendizagem. "Não há ensino se não há aprendizagem".   O processo de ensino e aprendizagem é um sistema de interações comportamentais interdependentes da ação humana entre professores e alunos. Considero que o ensino é a motivação e estimulação  para a aprendizagem eficiente e significativa dos sujeitos.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 

5) Qual a relação entre afeto e aprendizagem?

Considero que a relação afeto e aprendizagem são  vitais, interativas e devem entrelaçar-se na práxis pedagógicas e na atividade cognitiva do aluno. A relação de afetividade, de acolhimento, de respeito e outros bons sentimentos deve tecer o processo do ensino-aprendizagem para que os resultados sejam positivos e favoráveis a todos os atores sociais do contexto escolar.

-------------------------------------------------------------------------------------------------- 

6) Considerando suas respostas anteriores, como deveria ser, na sua opinião, o ensino na escola?

Na minha opinião, a ESCOLA deveria  ter o compromisso na construção do seu projeto político-pedagógico com planejamentos e ações nas práticas pedagógicas voltados aos interesses do educando, proporcionando-lhe o  desenvolvimento intelectual, cognitivo, emocional, respeitando e levando sempre em consideração às diversidades étnico-raciais e socioculturais da escola e seu entorno e assim, promovendo uma verdadeira e real INCLUSÃO SOCIAL e uma nova visão de EDUCAÇÃO.




domingo, 6 de setembro de 2015

     Minhas aprendizagens sobre a apresentação do:

 

 

     Preparar a apresentação da minha Síntese Reflexiva de todo o curso foi um processo muito importante, enriquecedor e produtivo na minha trajetória acadêmica neste primeiro WORKSHOP DE AVALIAÇÃO, pois vivenciei na prática a interdisciplinaridade que possibilitou-me fazer o fechamento do semestre e "entrelaçar" todas as minhas novas aprendizagens e suas ressignificações na minha prática pedagógica.
     A criação de um documento que retratasse essas aprendizagens, as minhas ideias e reflexões ao longo do semestre, provocou em mim anseios e incertezas, devido a insegurança no uso das ferramentas e nos recursos tecnológicos que deveríamos utilizar.
     O workshop foi uma forma de nos ambientar e nos apropriar das novas mídias para sintetizar a construção do nosso conhecimento no curso PEAD. Retratei minhas aprendizagens através de tópicos e enfoques importantes de cada interdisciplina,  ilustrados com imagens e fotos alusivas com as minhas explanações relacionadas com as apresentações dos slides.     
     A  princípio, precisei da ajuda e orientações das tutoras na utilização da ferramenta Power Point. E também obtive uma ajuda especial de uma colega da minha escola que, gentilmente, ajudou-me a   preparar o "quebra-cabeça" dos slides,  e após eu montei de acordo com a estrutura que havia desenhado a ferramenta de suporte da minha apresentação oral do workshop. Na minha concepção, o Power Point ficou claro e objetivo, de acordo com a síntese do meu trabalho e servindo para nortear à minha apresentação oral aos colega e professores.    
     Na apresentação do Workshop de Avaliação, possibilitou-nos a construção coletiva das aprendizagens, através da diversidade e trocas de saberes, vivências e experiências com os nossos pares. E que a tensão e ansiedade do momento de desvelar-nos faz parte da nossa subjetividade. Construímos uma nova avaliação e auto-avaliação com a realização desse trabalho,  nos permitindo acima de tudo a emoção de desconstruir para construir uma nova percepção de ESCOLA.

ILUSTRAÇÃO DA MINHA APRESENTAÇÃO ORAL DO  WHORKSHOP COM A FOTO DA ABERTURA DOS SILDES: